O mundo da sexualidade humana é praticamente é enorme e praticamente não caberia no maior planeta do nosso sistema solar. Por essa razão que para poder comentar sobre qualquer tipo de tema que esteja relacionado isso, temos que pensar por diferentes viés e opiniões para poder definir uma ideia concreta.

Para poder falar sobre as diferenças entre atração sexual e desejo sexual é importante fazer um apanhado primeiro sobre o que seria orientação sexual. Ou seja, seria impossível falar sobre atração sexual se não entendermos que a sexualidade humana é incrivelmente diversa. Existem vários tipos de atração física e sexual, como os do mesmo gênero, do gênero oposto e até os que não fazem distinção do gênero.

Principais diferenças entre desejo sexual e atração sexual

Antes de mais nada para falar sobre as diferenças sobre atração sexual e desejo sexual é importante saber que a sexualidade humana é um dos temas mais controversos e modernos que existe. O homem além de ser um animal guiado pelos seus instintos fisiológicos de reprodução, também opta por fazer sexo pelo prazer. Dessa forma podemos dizer que a nossa consciência influencia diretamente as coisas que nos excitam.

Desse modo, é importante ter algumas coisas bem preestabelecidas para então poder definir atração sexual e desejo sexual.

desejo sexual

O que é a atração sexual?

A atração sexual é uma das coisas mais controvérsias do gosto humano. Ao mesmo tempo que uma pessoa pode parecer extremamente atraente para alguém, pode ser totalmente ao contrário para outra pessoa. Nós podemos, por exemplo, sentir atração sexual por alguém sem ter desejo sexual naquele instante.

Em conclusão, nos sentimos atraídos a uma pessoa específica por diversos fatores. Além do sexual fisiológico, também podemos nos sentir atraídos sexualmente por alguém inteligente conhecido como sapiosexualidade. “Estima-se que 8% dos adultos são sapiosexuais, ou seja, o fator que mais os excita sexualmente são os neurônios”

O que é o desejo sexual?

Já o desejo sexual é o mais perigoso e temos que ter um certo cuidado quando ele aparece desenfreado e talvez induzido. Antes de mais nada é interessante deixar claro que o desejo sexual faz parte da sexualidade humana por isso é uma condição normal da nossa sexualidade. Ou seja, fazer com que os dois surjam ao mesmo tempo é a fórmula perfeita para uma excelente experiência sexual.

Em suma, é possível ter desejo sexual sem atração sexual e vice-versa. No caso de ter desejo sexual, existe o perigo de viver relacionamentos onde o desejo sexual já não existe. Seja pelo descaso das pessoas envolvidas ou por fatores externos. Pois na verdade, tanto a atração sexual como o desejo sexual vão mudando com o tempo de acordo com a vida.

homem

Como saber distinguir entre ambas?

Em outras palavras, quando o desejo sexual acompanha e complementa a atração sexual acontece a fórmula perfeita para um relacionamento saudável. Depois de conhecer a sua parceira ou parceiro cada vez será mais fácil identificar quando existe ou não desejo sexual. Isso por que o desejo sexual as vezes é apenas uma questão de momento. Existem, por exemplo, várias maneiras de induzir o desejo sexual.

Agora em relação a atração sexual já é um pouco mais complicado. Em muitas ocasiões nos atraímos por alguém e não temos uma reposta concreta do que nos faz sentir atraídos. Por essa razão induzir a atração sexual seria uma missão um pouco mais complicada. Mas dessa teoria podemos abstrair uma maneira de saber distinguir atração sexual e desejo sexual, sendo desejo aquele que pode ser induzido e atração aquela que é inata. Lembrando que todos podem evoluir e mudar com o tempo.