A meditação recebeu diferentes conotações ao longo do tempo e hoje em dia é uma prática bastante difundida em todo mundo. Mas você sabe o que é a meditação? Nesse artigo vamos falar sobre ela, quais são os seus tipos e categorias e porque a meditação é tão importante para a saúde.

A medicina oriental sempre esteve muito conectada com os problemas da saúde mental. Em contrapartida da medicina ocidental que se especializou em resolver o problema em si e não a sua causa. Contudo, muitas doenças físicas são uma consequência do desgaste emocional que alguns indivíduos acumulam ao longo de suas vidas.

O que é meditar?

Na cultura ocidental o termo meditação vem do latim “meditatĭo” que literalmente significa algum tipo de exercício intelectual. Nesse contexto a meditação em parte funciona como um tipo de atividade mental e está intimamente relacionada a um estado de consciência. Por isso, de acordo com a tradição e cultura na qual ela está inserida poderá ter uma série de características.

meditar

Não obstante, em uma terminologia mais geral a meditação consiste na ação consciente de escutar o seu próprio pensamento. Ou seja, no processo de meditação a ideia gera em torno da consciência racional humana e como a percebemos. Seja contemplando a fluidez dos pensamentos e a sua relação com o nosso corpo. Como guiando e direcionando as nossas ideias para um estado de atenção plena.

Quais são os benefícios da meditação?

Meditar também consiste em uma habilidade que aprendemos a dominar ao longo do tempo. Num mundo rodeado por grande metrópoles, as pessoas se acostumaram a receber uma enorme carga de estímulos constantes. Por isso, parar para refletir com os nossos próprios pensamentos têm se tornado uma tarefa cada vez mais difícil.

Desse modo, um dos principais benefícios adquiridos através da meditação consiste na manutenção dos nossos níveis de estresse. Ou seja, parar por alguns minutos para escutar os seus próprios pensamentos em um estado de propriocepção tem um impacto profundo nos estados de estresse e ansiedade que estamos predispostos diariamente.

Além do mais, praticar a meditação diariamente melhora a memória e outras funções cognitivas relacionadas a atenção. Como também serve como um excelente exercício de autodescoberta e de conscientização da experiência humana como um todo.

Dicas para praticar a meditação diariamente

Quando decidimos incorporar a meditação como uma prática diária em nossas vidas, as primeiras semanas são normalmente um verdadeiro desafio. Isso por que o nosso corpo está acostumado a um mundo onde o estímulo precisa ser constante. Porém, com o passar do tempo, a prática diária se tornará cada vez mais fácil apresentando ainda mais benefícios.

Sendo assim, uma das dicas mais importantes para as pessoas que queiram manter uma rotina de meditação diária é justamente organizar uma rotina. Em outras palavras, determinar uma hora do dia dedicada para meditar. Preferencialmente na primeira hora da manhã quando estamos menos propensos a distrações ou no início da tarde como uma maneira de diminuir os sinais de estresse adquiridos durante o dia.

como meditar

Assim, depois de definir uma hora dedicada a prática, executá-la religiosamente todos os dias. No princípio a tendência do nosso cérebro será de escapar desse estado de atenção plena, mas com o passar do tempo esse momento se tornará cada vez mais prazeroso e importante na rotina diária do indivíduo.