Também conhecido por alguns outros pseudônimos como: amigos com direito, amizade-colorida e muitos outros. O sexo sem compromisso ou sexo casual, sempre esteve presente na nossa sociedade desde os primórdios da civilização humana. De fato somos animais extremamente sociáveis e como nossos parentes mais próximos, os bonobos e chimpanzés, utilizamos o sexo como uma ferramenta de construção social.

De certo modo as relações afetivas e sexuais foram construídas vinculadas a um modelo de amor romântico. Em contrapartida, atualmente dispomos de várias maneiras de nos relacionar que são cada vez mais comuns e aceitadas. Assim, dentro do sexo casual existem algumas formas de se relacionar e nesse artigo vamos falar sobre todas elas.

O que a ciência diz sobre o sexo casual?

Desde um ponto de vista científico a psicologia identificou algumas consequências psicológicas atribuídas ao sexo casual. Logo os estudos foram estipulados para analisar esse tipo de prática sexual e os seus efeitos negativos.

golfinho sexo

Com o intuito de chegar a um consenso, os pesquisadores descobriram que os efeitos negativos ou positivos na verdade dependem de determinadas características pessoais. Assim, a idade, os valores culturais e até mesmo a disposição sexual. Ou seja, a disposição em fazer sexo casual que dependeram majoritariamente de fatores socioculturais.

Quais são as vantagens da prática do sexo casual?

Ademais dos benefícios mais prováveis, alguns estudos realizados com homens e mulheres encontraram uma série de características positivas. Em primeiro lugar a diversão entra como um dos principais fatores atribuídos ao sexo casual. Ou seja, o prazer de viver uma experiência sexual dessa maneira tem um certo apelativo sensual e funciona como um verdadeiro estímulo.

Outro ponto em destaque está relacionado com a ideia de experimentar novas experiências vinculadas a ideia de autoconhecimento. Em outras palavras, essa seria uma maneira de experimentar sexualmente, de descobrir novos prazeres e de explorar o seu próprio corpo para descobrir as coisas que mais te atraem e as que não.

As desvantagens e inconvenientes de praticar o sexo casual

Talvez pensar nas desvantagens na hora de experimentar uma experiência sexual possa parecer difícil em um primeiro momento. Porém, o sexo sem compromisso na verdade pode chegar a se tornar em um verdadeiro problema na vida de algumas pessoas.

sexo casual

Entretanto, como da mesma maneira para encontrar os benefícios do sexo casual, as desvantagens dessa prática dependerá de pessoa para pessoa. Portanto, entre as desvantagens de viver uma experiência sexual podemos destacar: a sensação de arrependimento, a insatisfação sexual, os sentimentos de solidão e um maior risco de contrair alguma doença sexualmente transmissível.

E as consequências psicológicas

Quem nunca viveu uma experiência casual relacionada ao sexo que atire a primeira pedra. E quando me refiro a sexo, não excluo o sexo onde não haja penetração. Talvez ocorra durante um período ou logo depois do término de um relacionamento.

Contudo, quando o sexo casual começa a interferir quase todos os aspectos das nossas vidas estamos falando sobre um problema compulsivo. Nesse caso, o primeiro a ser feito seria tentar identificar a origem desse comportamento compulsivo e a partir dele, com um auxílio de um profissional especializado no assunto, encontrar maneiras e ferramentas para reverter a situação a normalidade.