O Body-Mind Centenring ou BMC como também é conhecido, muito mais do que somente técnicas de movimentos corporais, pode ser também uma experiência individual transformadora. É um processo criativo de desenvolvimento e exploração corporal e mental que levam ao autoconhecimento de quem o pratica.

Suas áreas de aplicação são encontradas na dança, nas práticas de yoga, na terapia ocupacional, na educação, música, na meditação e até mesmo no esporte, dentre tantas outras.

Com técnicas de respiração, de postura e equilíbrio corporal, esse método ajuda a mantermos mais calmos e também mais centrados em nosso interior e nas nossas necessidades físicas pessoais. Uma linguagem do corpo e da mente, que, se bem interpretadas podem favorecer a vida em vários aspectos.

Utilizar esses conhecimentos ao nosso favor é sinônimo de sabedoria e de uma evolução na maneira como cuidamos de nós mesmos, com a consciência de que é importante cuidar não somente do nosso físico, mas também da nossa saúde mental.

Origem e a sua difusão pelo Brasil

É um método que foi desenvolvido pela terapeuta ocupacional e escritora Bonnie Bainbridge Cohen. Trata-se de um estudo experimental que tem como base as aplicações de princípios de anatomia, fisiologia e técnicas que utilizam movimentos, o toque, a voz e a mente para tentar compreender como mente e corpo se expressam e se interconectam, o que auxilia no processo do nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

No ano de 1.973 foi inaugurada, nos Estados Unidos, a School for Body-Mind Centenring, uma escola que ensinava, desenvolvia e propagava as técnicas desse novo método.

As técnicas e as várias áreas de aplicação desse método começam a chegar no país na década de 90, hoje em dia, com o pensamento de uma vida mais sustentável em voga, essa prática tem obtido cada vez mais adeptos, não só no país mas em todo o mundo, ganhando notoriedade, bem como o desenvolvimento e o aperfeiçoamente de suas técnicas.

Os métodos e benefícios dessa tendência

Sua prática promove o bem-estar de um modo geral, ajuda ainda no desenvolvimento de processos criativos, trata de desconfortos tanto físicos, quanto emocionais específicos, nos ajuda a ter mais consciência sobre o nosso eu interior e como isso se reflete no nosso mundo exterior.

Existem várias modalidades dentro da linha Mind & Body como por exemplo: Tai Chi, Yoga, Pilates, Body Mind Moviment, Body Balance, dentre tantos outros. Seus métodos variam de acordo com a prática específica de cada um, mas todos tem o objetivo de desenvolver o autoconhecimento através de uma conexão entre o corpo e a mente.

As várias modalidades de treino existentes trazem muitos benefícios individuais que se refletem no cotidiano, melhorando também o seu desenvolvimento no trabalho, nas relações sociais, no lado pessoal. Isso porque se uma pessoa está bem consigo mesma ela vai refletir isso em todas as áreas da sua vida. Por isso é tão importante investirmos em nós mesmos e cuidar com mais carinho da nossa saúde física e mental.

Técnicas de relaxamento: como podem ajudar a lidar com doenças?

Alguns tipos de exercícios dentre as várias modalidades existentes, podem nos ajudar inclusive a saber lidar com as doenças e isso pode influenciar no seu combate. A prática de exercícios de respiração, por exemplo, é fundamental para acelerar o processo de liberação de toxinas, manter a circulação sanguínea, bem como o funcionamento perfeito de todos os nossos processos internos.

Conseguimos manter a concentração, a tranquilidade, a positividade, características consideradas muito importantes diante de uma doença.

São técnicas que utilizam ainda a energia que o corpo transmite a nosso favor, auxiliando no tratamento de doenças e promover uma vida mais saudável, através de movimentos que contribuem para o aumenta da flexibilidade e força e também a nossa postura corporal.

Algumas das modalidade dessa técnica nos ajuda a desenvolver a nossa espiritualidade, como a meditação por exemplo, uma sensação de bem-estar e calma nos invade quando praticamos, por isso é tão recomendável, porque nos ajuda a lidar melhor com todos os problemas e estresses do dia a dia.

Uma viagem dos sentidos e equilíbrio corporal

Conseguir perceber o funcionamento do nosso corpo tem, comprovadamente, resultados muito positivos em vários aspectos da nossa vida. Saber interpretar os sinais que o nosso corpo nos dá faz com que consigamos viver em perfeita harmonia, não somente com nós mesmos, mas também com todas as pessoas que estão ao nosso redor.

Quanto mais concentração você tiver e mais conectado aos seus sentimentos você estiver na hora de praticar os exercícios, melhores serão os resultados físicos e psíquicos.

Ter bons pensamentos é muito importante, de nada adianta dedicar-se a prática de atividades de bem-estar e conexão interna se você está cheio de maus pensamentos, livrar-se deles e focar no que te traz boas emoções é um começo para aqueles que tem vontade de conhecer ainda mais essa técnica e começar a praticá-la. Motive-se e busque uma qualidade de vida melhor, sinta-se bem e cuide melhor da pessoa mais importante na sua vida, você mesmo.