De acordo com os especialistas a música pode provocar vários tipos de emoções no nosso organismo. Assim sendo, a revista da APA (American Psyhological Association) a cada três meses publica uma revista de musicologia com estudos relacionados com tema. Nesse sentido, atualmente possuímos de múltiplos experimentos, investigações e trabalhos teóricos.

Desse modo, através da investigação experimental resulta possível nos demostrar algo que já intuímos: a música e especialmente e a música relaxante possuem grandes benefícios cognitivos, emocionais e neurobiológicos.

Música relaxante para reduzir o estresse

Normalmente, ainda mais para aquelas pessoas que vivem em grandes cidades, a rotina do cotidiano pode ser realmente desgastante. Em outras palavras, estamos submersos em uma realidade repleta de estímulos e que no final do dia cobram o seu preço, com: ansiedade e estresse.

musica

Por essa razão, a arte pode servir como um refúgio ou como uma ferramenta de escape para situações extremas. Desse modo, a música tem um papel fundamental na hora de evocar emoções, sejam elas quais forem. Assim sendo, existem várias pessoas que se dedicam a compor músicas com finalidade de relaxar e reduzir o estresse de seus ouvintes.

A natureza e a sua própia maneira de fazer música relaxante

Quando pensamos em música podemos cometer o erro comum de pensar que apenas um estilo ou que as normas estabelecidas são as que servem. Contudo, o crepitar da madeira em brasa, o balanço suave das ondas na areia ou até mesmo um riacho em movimento também podem ser considerados música.

música relaxante

De certo modo, os sons que produzem a natureza têm uma grande influência na nossa capacidade de concentração. Portanto, no projeto BirdLife Focus Natura, foi demonstrado que a música relaxante como sons da natureza, melhoram a concentração e rendimento das crianças com TDAH.

Música relaxante para auxiliar em tratamentos médicos

Além de uma maravilhosa maneira de se expressar ou de expor uma ideia e conceito, a música transpassa muitas outras barreiras. Dessa maneira, escutar música durante os pós operatórios, melhora significativamente a recuperação do paciente.

Ademais de transformar esses momentos difíceis, mais fáceis de suportar, segundo a Psychology Today, explica que esse tipo de música pode fazer muito mais. Assim sendo, o estudo conclui que ela pode reduzir a sensação de dor já que secretamos endorfinas. Em suma, com ela fortalecemos inclusive a nossa resposta imunitária.

Vitamina para nossos neurônios

Da mesma maneira que as vitaminas são fundamentais para o nosso organismo, a música funciona da mesma maneira para a nossa mente. Ou seja, a música relaxante consiste em uma excelente método para a higiene mental.

Nesse sentido, ela tem a capacidade de mudar completamente o nosso estado mental, o que nos permite pensar com muito mais clareza. Desse modo, escutar canções de acordo com o estado mental que você deseja será uma das ferramentas mais importantes do seu dia a dia.