Ninguém gosta de sentir um dos sentimentos mais incompreendidos do homem: a frustração. Mas você sabia que até mesmo a frustração tem um papel importante para a nossa saúde mental? Normalmente a frustração está associada a um comportamento infantil e entender esse sentimento poderá ajudar a encontrar a origem de muitos problemas.

Nesse sentido, normalmente a frustração está vinculada num contexto infantil, mas pouco se fala sobre ela num contexto da vida adulta. Ou seja, de certo modo, muitas frustrações na vida adulta são infantilizas e finalmente julgadas como socialmente incorretas. Desse modo, esse artigo vai pontuar como a frustração é importante para encontrar o equilíbrio entre os nossos desejos e a realidade das nossas vidas.

O que é a frustração e qual a importância de expressá-la?

A frustração consiste em uma experiência emocional que surge quando o desejo e a realidade não estão em harmonia. Está claro que pensar que ambos poderão caminhar sempre em paralelo é utópico, já que a realidade é totalmente imprevisível e sempre desejamos muito mais do que podemos ter.

Por esse motivo, ela se converte em um mecanismo psicológico que nos ajuda a ajustar nossos desejos e aceitar a realidade. Desse modo, esse ajuste nos permite adaptar e a restabelecer expectativas. Ainda assim, muito distante de ser um sentimento que existe para conter nossos sonhos, a frustração nos permite entender a realidade aumentando as chances de conquistar nossos objetivos.

Sobrevivendo a uma frustração

Quando pensamos na frustração vivida pelo homem, cada fase da vida nos ajuda a encontrar com situações de complexas que nos permite construir a tolerância a frustração. Contudo, para as crianças, lidar com as frustrações, pode ser uma tarefa muito mais simples comparado com os adultos.

frustração infantil

Em outras palavras, a energia invertida por um adulto será muito maior que o de uma criança e por isso a frustração será proporcional a essa energia. Entretanto, vale a pena ressaltar que quanto maior a exposição a situações desse tipo, maior serão as opções de aprender a utilizar o autocontrole.

Sendo assim, um grande exemplo disso estaria refletido numa situação onde um adulto teria que controlar o impulso de comer um doce comparado a uma criança. Isto é, mesmo que a situação seja a mesma, a complexidade do pensamento e do impulso variam muito.

Po isso que em qualquer caso, parece que a essa é uma experiência emocional tão incômoda como complexa e que nos custa reconhecer, identificar e expressar. Portanto, esse fator merece destaque já que em algumas ocasiões a manifestação social da nossa insatisfação pode parecer inapropriada.

Quando a frustração se torna um problema crônico

O fato de reprimir e não compreender a frustração pode conduzir as pessoas a um estado de insatisfação crônica. Ou seja, senão a experimentamos e a renegamos, viveremos com aquela sessação de mal-estar sem uma resposta aparente.

saúde mental

Em suma, podemos dizer que a ela consiste no mecanismo que nos guia em direção a sensação de bem-estar através da experiência de muitas frustrações. Logo, a tolerância a frustração nos ajuda a conviver também com as experiências negativas sendo parte da nossa vida. Ou seja, exemplo de como a nossa mente sempre encontra maneiras de se autorregular. Como também a experiência nos permite a entender a nós mesmos em todos os sentidos.