Quando aparecem os primeiros sinais de um quadro de ansiedade o melhor conselho consiste em tratar seus sintomas com medidas alternativas. Dessa maneira é possível precaver o desenvolvimento mais crônico desse estado de ânimo.

Nesse sentido, uma combinação perfeita entre exercícios: físicos, de respiração e propriocepção. Podem ser traduzidos em uma prática milenar: o yoga. Assim sendo, essa disciplina servirá como um excelente aliado na hora de tratar os sintomas de um quadro de ansiedade. Isso porque a prática da Yoga requer total concentração no momento presente, guiadas pela respiração e pelo livre pensamento.

O que é a Yoga?

Decerto praticamente a vida de uma pessoa se resume a dar algum significado a tudo que se relaciona com a sua existência. Por essa razão, algumas pessoas acabam por tentar descobrir a sua satisfação fora de si mesmas. Ou seja, o mundo que vivemos, nos condiciona diariamente a crer que as conquistas exteriores podem trazer para nossa vida a realidade que desejamos.

tapete yoga

Não obstante, a experiência nos demonstra, uma e outra vez, que nada exterior é capaz de satisfazer por completo esse desejo de algo mais. Assim sendo, o Kundalini Yoga reside em uma prática que conecta o corpo, a respiração e a mente. Está prática utiliza posturas físicas, exercícios de respiração e meditação com o intuito de melhorar a saúde de forma geral.

Benefícios da Yoga para mitigar a ansiedade

Provavelmente a Yoga configura uma das disciplinas mais pesquisadas para poder controlar os primeiros sintomas da ansiedade. Ademais de um enfoque holístico que a metodologia, a Yoga favorece a harmonia integral do corpo humano. Portanto, através de uma disciplina de treinamento diário refletirão uma melhoria do seu condicionamento físico como também do seu estado de ânimo.

Além do mais, a prática da Yoga hatha pode chegar a se converter em uma filosofia de vida. Dessa maneira atribuindo a rotina diária de vida, mais espaços para promoção da autoconsciência. Nesse sentido proporcionando ainda mais uma sensação de calma e o cuidado de si mesmo. Aliás a Yoga pode vir a ser praticada todos os dias servindo como terapia profilática para quem sofre de ansiedade.

Autonomia da prática da Yoga

Outro grande ponto positivo dessa disciplina milenar, reside na sua simplicidade na hora de se exercitar. Logo, é possível praticar as posições de Yoga na praia, no parque, em uma academia, na sala da casa ou onde você desejar. Assim sendo, o único requisito é um tapete yoga para que a execução da Yoga em movimento seja muito mais cômoda.

kundalini yoga

Dessa forma, a constância na prática da Yoga apenas depende de quem a pratique, já que verdadeiramente não é necessariamente nada além do tapete de Yoga. Como também de uma superfície plana, de preferência ao ar livre em algum parque.

Encontrar a plenitude através da respiração

Um dos grandes problemas da sociedade contemporânea consiste na desorganização do tempo. Ou seja, sempre estamos com pressa ou simplesmente não sabemos administrar muito bem o tempo devido as muitas distrações que esse estilo de vida requer. Desse modo, o fruto da nossa ansiedade se resume na frustração de não saber administrar muito bem as nossas vidas nesse sentido.

Em suma, uma das bases fundamentais da prática da Yoga é a respiração. Ou seja, na fase adulta e com um estilo de vida majoritariamente sedentário o sistema respiratório normalmente é pouco desenvolvido. Por isso, quando colocamos atenção a nossa respiração estamos colocando a atenção em nós mesmos. De fato, a respiração é um centro vital do ser humano e desse modo a Yoga incrementa o nível de bem-estar e propriocepção, regulando a respiração como um todo.