Para qualquer pessoa, não é um segredo que as massagens são uma fonte de relaxamento, mas por que as massagens são tão calmantes? Parece que não há clareza suficiente para determinar a origem dos seus benefícios.

Embora no presente momento não tenha sido encontrada uma base biológica suficiente para explicar os efeitos de uma massagem relaxante, na maioria dos casos somente é enfatizado que isso se dá graças à pressão e ao estiramento da pele, que é feito com as mãos, gerando uma melhor circulação sanguínea.

As propriedades relaxantes das massagens

Devido ao que foi explicado acima, uma massagem é um tipo de situação em que o corpo é exposto a uma melhoria das condições para o fornecimento de oxigênio e também a eliminação das substâncias tóxicas que estão no nosso organismo e tecidos, por isso não se trata somente da pressão e sobre o fato de se esticar a pele.

Além do que foi destacado, com a massagem os músculos vão relaxar e também será possível dar uma reabsorção do ácido láctico, que é um tipo de substância que se forma quando um exercício físico é realizado de uma forma intensa, que por sua vez traz os assim chamados nós como consequência. A massagem é considerada relaxante porque é uma boa medida e uma prática milenar que vem melhorando suas técnicas para um melhor resultado ao nosso corpo. Em outras palavras, são técnicas que vêm se modernizando ao longo dos anos, portanto, espera-se que o desenvolvimento dessas técnicas de massagens possa trazer mudanças positivas para o corpo.

Um outro fato que vale a pena ter em mente como parte dessa explicação é que, até o momento, mais de 80 diferentes terminações nervosas foram identificadas, que se caracterizam por estimular e agir de forma direta sobre a pele, característica com que eles dizem ser muito sensível em relação à pele.

Graças à excitação dessas terminações nervosas é que ela pode causar a emissão de vários impulsos elétricos que são destinados ao cérebro, que em resposta ao processo anterior acabará liberando endorfinas, um tipo de substância que vai desencadear uma sensação de prazer.

Em conclusão, há muitas razões pelas quais uma massagem é relaxante e por isso mesmo todos são convidados a explorar esta maneira de cuidar do corpo e da mente.