Quebrando clichês, as cervejarias portuguesas servem os melhores frutos do mar e acompanhados de uma boa cerveja.

Não há clichês, Portugal não vive só de bacalhau, especialmente quando se visita as cervejarias típicas de Lisboa. Aqui, a cerveja, em premissas respeitáveis, é acompanhada por cracas, que são mariscos encontrados no oceano Atlântico. E muitas outras coisas curiosas, como os saborosos sanduíches de filé com ovo e alho, que o turista, em geral não espera encontrar. Uma cervejaria portuguesa é um restaurante que faz toda a família feliz. Mesmo aqueles que não bebem cerveja ou comem frutos do mar.

Para começar e antes de mostrar o menu, são servidos aperitivos como azeitonas e um pãozinho com manteiga. O Relento de Algés, por exemplo, é restaurante onde o garçom lhe dá as boas-vindas com uma bandeja deliciosos aperitivos de qualidade para a sua escolha, como chamuzas (cuscuz picante de pastelaria africana), rissois (pastéis de camarão em bechamel) ou bolinhos de bacalhau (a única receita de peixe salgado permitido). Se uma cervejaria não é assim é porque não está à altura.

Nestas cervejarias de Lisboa, onde abundam os clientes locais, é bom ser aconselhado pelo garçom, embora existam aqueles que preferem ir aos aquários e, como um romano no circo, escolher o marisco que condena à morte ou prolonga a vida. Um marisco muito popular em Portugal é o zapateira (o boi marinho) que, dado o seu tamanho, torna o cardápio mais barato, já que é muito difícil de se comer. Ele vem acompanhando com um pequeno martelo e pinça para tirar a sua carne.

No que diz respeito ao camarão, é melhor pedir o da costa ou do Algarve (é o de Huelva, mas pescado do outro lado da fronteira e igualmente bom). Para quem gosta de exagerar, tem o camarão tigre, muitas vezes de Moçambique, ou as enormes lagostas que se acumulam nos aquários.

Nestas cervejarias não deixe de experimentar os camarões ao alhinho, um prato que os galegos incorporaram nos menus dos seus restaurantes portugueses e que agora, um pouco mais picante (algumas pessoas usam o piripiri), empolga também os chineses e russos que visitam Lisboa.

Os mais requintados, aqueles que estão dispostos a pagar por uma grande surpresa, devem experimentar as bruxas, um crustáceo que os marinheiros pescam, e que é difícil de se encontrar, na mesma costa de Cascais. É como um grande lagostim ou uma pequena lagosta, de cor azul e com um ligeiro sabor adocicado.

E finalmente, carne. O prego é o rei das cervejarias. É um filé de carne que vem acompanhado com um molho ou ainda pode vir nos sanduíches; você pode e deve adicionar queijo ou ovo. Será sempre acompanhado por uma generosa bandeja de batatas fritas e arroz.

As histórias de todos os portugueses com esse tipo de carne no pão são infinitas. Há aqueles que preferem acompanhados de um tipo de mostarda, outros que são capazes de devorar até três. As crianças adoram, especialmente se vierem um ovo frito em cima.

A chave para a popularidade e tradição das cervejarias portuguesas são as franquias como a Portugália, mas também com presença nos bairros mais pobres. Uma cerveja com mariscos como aperitivos, podem ser tão bons quanto os melhores pratos de bacalhau.

Tagged :